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Novas quadras e negócios: os planos do Cavs para o Brasil

Cleveland Cavaliers investe em ações sociais, contrata Play9 e traça planos para ações de marketing, como explica o CEO Nic Barlage, em passagem pelo Brasil
Fernando Murad
Do Meio & Mensagem, São Paulo (SP)

Principal liga de basquete do mundo, a NBA está cada vez mais internacional. Além de mais de 100 atletas de 40 países atuando nas 30 franquias, a NBA possui escritórios em 13 mercados. Tem jogos e programação em 214 países e territórios em mais de 50 línguas. E produtos oficiais à venda em mais de 100 mil lojas de mais de 200 países.

E o Brasil é destaque. A base de fãs da liga no País cresceu mais de 50% nos últimos dois anos e o Brasil é o mercado internacional número um para assinaturas do NBA League Pass. A NBA inaugurou seu escritório comercial no País em 2012, tem 22 franquias da NBA Store, comercializa mais de três mil itens licenciados, organiza o evento NBA House e prepara a inauguração do NBA Park.

Investimento do Cavs no Brasil

Com histórico de relação com a torcida brasileira desde a contratação de Anderson Varejão, em 2004, o Cleveland Cavaliers quer ir além. No ano passado, lançou os canais @CavsInBrasil no Instagram e TikTok com conteúdo em português, em parceria com a Play9.

Nesta semana, entrega três quadras de basquete reformadas. Uma em São Paulo, no Beco do Nego, na quarta-feira, 5, e duas na área externa no Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Vitória, na quinta-feira, 6 (onde Varejão deu os primeiros passos no Brasil).

Os eventos terão a presença de Nic Barlage, CEO do Cleveland Cavaliers, da arena Rocket Mortgage FieldHouse e do Rocket Entertainment Group, e do próprio Varejão, nomeado recentemente embaixador global do time. Na entrevista a seguir, o CEO analisa a relação da franquia com o Brasil e dos fãs com o basquete, além de detalhar os planos da franquia para o mercado brasileiro.

Meio & Mensagem – O que motivou a franquia a investir na reforma dessas quadras no Brasil?

Nic Barlage – Sempre tivemos um vínculo autêntico e duradouro com o Brasil, que começou quando contratamos nosso primeiro jogador brasileiro – o Anderson Varejão, também conhecido como “Wild Thing” –, participamos de quatro finais consecutivas da NBA e conquistamos um campeonato, em 2016. Hoje, a NBA continua a ganhar popularidade rapidamente no Brasil, com uma base de fãs que cresceu mais de 50% nos últimos dois anos. Essa conexão orgânica com o Cavs e sua viabilidade como mercado prioritário para a liga tornaram o Brasil um local importante à medida que buscamos o crescimento do basquete em todo o mundo. Um componente crítico para isso é garantir que os jovens tenham maior acesso a quadras de basquete que estejam em boas condições. É com orgulho que firmamos parceria com o Anderson para inaugurar os projetos das quadras de basquete em São Paulo e Vitória.

M&M – Quais são os objetivos da franquia com esta iniciativa?

Barlage – Nosso objetivo é continuar a fortalecer nossa conexão com os fãs brasileiros e fazer o basquete crescer neste incrível país e ao redor do mundo. Se essas quadras reformadas resultarem em um maior número de jovens brasileiros se interessando por basquete, pela NBA e pelo Cavs, então, essa iniciativa será considerada um sucesso.

M&M – O que você pode adiantar em termos de planos de negócios para o Brasil? Pretendem abrir um escritório ou firmar parceria com uma agência local?

Barlage – Nossa equipe está comprometida a longo prazo em estabelecer o Cleveland Cavaliers como uma marca de equipe esportiva de primeira linha no Brasil por meio de acampamentos, parcerias, conteúdo digital, iniciativas comunitárias, ativações de torcedores e muito mais para os torcedores brasileiros. Já estabelecemos um relacionamento com a agência digital brasileira Play9. Isso incluiu o lançamento de nossos canais @CavsInBrazil no Instagram e TikTok com conteúdo em português. O perfil do @CavsInBrasil no Instagram tem mais de 50 mil seguidores e continua crescendo. Continuaremos a explorar oportunidades para criar sinergias dentro do mercado brasileiro que se alinhem com nossas metas e objetivos.

M&M – E quais são os próximos passos da franquia para o mercado brasileiro?

Barlage – Nosso objetivo é estabelecer relacionamentos com parceiros corporativos e de marketing no Brasil que se alinhem com nosso compromisso de desenvolver o jogo e criar fãs apaixonados. Existem muitas métricas que mostram claramente que o Brasil é um país maduro para oportunidades. A base de fãs da NBA aqui cresceu mais de 50% nos últimos dois anos e é o mercado internacional número um para assinaturas do NBA League Pass e o mercado número dois em crescimento de assinantes ano a ano. O NBA Basketball School no Brasil é o principal programa fora dos EUA, com mais de 200 unidades licenciadas em 22 estados e no Distrito Federal, 79 cidades e cinco regiões (mais de 12 mil atletas juvenis). Os canais YouTube e TikTok da NBA no Brasil também têm o maior número de seguidores entre os canais internacionais da liga nessas plataformas. Estamos ansiosos para trabalhar com parceiros de negócios que compartilhem de nossa visão e vejam o incrível potencial que o Brasil oferece comercialmente.

M&M – Qual é o papel de Anderson Varejão e Raulzinho nos planos da franquia para o Brasil?

Barlage – Tanto Anderson quanto Raul (atleta brasileiro no atual elenco do time) são heróis do basquete neste País, e temos a sorte de tê-los no Cleveland Cavaliers. Anderson foi recentemente apresentado oficialmente como embaixador global do Cavs e estará presente nas reformas da quadra. O evento de Vitória também contará com uma clínica juvenil em parceria com o Instituto Anderson Varejão. O Raul está se preparando para os playoffs da NBA e está engajado e animado com nossos planos para seu país natal. Além de Anderson e Raul, temos um relacionamento próximo com outros jogadores brasileiros e funcionários da diretoria. Isso inclui Didi Louzada (jogador do Cleveland Charge, na G-League), Vitor Galvani (treinador adjunto na Summer League 2023) e Cristiano Felicio (ex-jogador do Cleveland Charge, na G-League).

Créditos
Foto: Gaspar Nóbrega | Inovafoto

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