Encontro de Licenciados, Train The Trainer

“Sem o trabalho na base, não há resultados no alto rendimento”, afirmou Xico Porath

Técnico de Rebeca Andrade, ginasta campeã olímpica e mundial, participou de bate-papo no encerramento do ‘Train The Trainer’, que reuniu cerca de 200 professores e técnicos da rede NBA Basketball School
Samy Vaisman
Da MPC Rio Comunicação, São Paulo (SP)

Um fim de semana de muito aprendizado e troca de experiências. Assim foi o ‘Train The Trainer’, evento de capacitação técnica promovido pelo NBA Basketball School, que reuniu cerca de 200 técnicos e instrutores na Avenues São Paulo em uma programação repleta de treinamentos, dinâmicas e discussões, conduzida pelo brasileiro Daniel Soares e pelo americano Jeremiah Boswell, profissionais do Departamento de Operações de Basquete da NBA – Boswell é especializado em desenvolvimento de jovens. Em sua terceira visita ao Brasil para o TTT, Boswell elogiou o nível do evento e destacou a oportunidade de troca de conhecimentos.

– Foi muito divertido. É muito bom vir ao Brasil novamente, ser recebido com o carinho que sempre me recebem. Durante todo o fim de semana, vi treinadores com muita vontade de aprender, colaborativos, fazendo anotações, perguntando, interagindo… Todos muito interessados, dividindo conhecimentos e aprendendo. E eu também. Estou sempre aprendendo com eles e aprendi muito nesses dias. Foi uma excelente clinica, muito produtiva, de altíssimo nível, uma grande oportunidade para todos.

Todos os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir a um bate-papo com a presença de Xico Porath, técnico de Rebeca Andrade, ginasta campeã olímpica e mundial. Xico contou um pouco de sua trajetória, do trabalho com Rebeca que começou quando a atleta tinha 7 anos, e dos desafios no dia a dia do trabalho com o esporte de alto rendimento.

– Foi muito bom conhecer um pouco do universo da NBA, a maneira como a liga é comprometida com os técnicos, com o desenvolvimento da base, o quanto trabalha o lado da metodologia e da aplicação desses conceitos no dia a dia. Sem o trabalho na base, não se tem resultado no alto rendimento e foi uma ótima oportunidade de troca, de poder conversar com tantos profissionais, adquirir conhecimento e conhecer mais sobre esse trabalho que a liga faz no Brasil – comentou Xico.

Entre os professores que compareceram ao evento, nomes importantes do basquete nacional como os ex-atletas olímpicos Olívia, Alessandra (campeã mundial e com passagens pela WNBA) e Êga, Coloneze, Bruno Fiorotto, Renato Lamas e Chuí (todos com passagens pela Seleção Brasileira), entre outros, que hoje trabalham pelo desenvolvimento da modalidade em polos oficiais da NBA.

– Foram dias de muito aprendizado, numa estrutura maravilhosa. Foi sensacional ter essa oportunidade, de podermos nos atualizar, de trocas com novos integrantes da rede, com o mais experientes também, e vamos levar muita coisa nova da metodologia para aplicar no dia a dia e evoluir ao longo do ano – disse Olívia, do núcleo de Joinville (SC).

Além da realização do TTT, o fim de semana teve também uma agenda paralela com o Encontro de Licenciados do qual participaram gestores e coordenadores das 206 unidades de todo o país. Além de diversas palestras, os profissionais puderam debater sobre melhores práticas, dividir cases de sucesso de seus núcleos e entender os planos futuros da rede.

Gatorade foi parceiro oficial do ‘Train The Trainer’.

A Think Sports é a agência responsável pela implantação e supervisão do programa no país. Além do Brasil, o NBA Basketball School está presente em países como Austrália, Suíça, Grécia, Turquia, Itália, Kuwait, Uruguai, Índia e Emirados Árabes.

Créditos
Foto: Marcello Zambrana | Inovafoto

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *